Contactos

RM CONSULTORIA DE VEÍCULOS

  • Pessoa de contato: Raphael Mafra
  • Telefone: +55 (19) 99759-70-02
  • +55 (19) 3342-53-81
  • Endereço postal: Rua Saul Carlos da Silva, 321, CAMPINAS, São Paulo, 13100210, Brasil

Horário de funcionamento

Renovações do site

SAIBA COMO USAR ADEQUADAMENTE AS FUNÇÕES DO SEU VEÍCULO 4X4

SAIBA COMO USAR ADEQUADAMENTE AS FUNÇÕES DO SEU VEÍCULO 4X4

29/03/15

De acordo com Rodrigo Junior, da oficina Atacama 4X4, se o veículo é do tipo fulltime, isto é, que possui tração nas quatro rodas permanentemente, então você pode rodar tranquilamente tanto em terrenos difíceis como em vias pavimentadas. Mas atenção se o carro possuir tração 4X2 (dianteira ou traseira) com a opção de tração integral. “Nesse caso, o veículo não deve rodar no asfalto com a tração 4X4 selecionada, pois o sistema irá entender que ele está em um piso de baixa aderência, e o diferencial transmitirá às rodas a mesma velocidade, o que pode fazer o carro travar em curvas”, explica. Dessa forma, a função só deve ser acionada quando carro adentrar em estradas de terra, na chuva e em pisos com baixa aderência.
A marcha reduzida deve ser utilizada apenas em trechos de trilhas pesadas, com atoleiros e ladeiras íngremes, segundo Nelson de Almeida Filho, o instrutor de condução off-road. “Com o recurso selecionado, o carro multiplica o torque em baixas velocidades, exatamente para ajudar o veículo a sair de terrenos sem aderência. Ela também é útil para rebocar outro carro”. Além disso, Junior comenta que a redução de marcha também pode ser utilizada em situações em que é o freio-motor pode entrar em ação, no caso de descidas enlameadas. “Com a reduzida engatada em vez de brecar o carro, eu acelero, para garantir maior atrito sobre as rodas e não perder controle sobre o carro”. A redução é tão pesada que o utilitário tem que estar parado na hora do acionamento.
Ele também explica que o bloqueio de diferencial é útil quando, por exemplo, você está trafegando sobre uma superfície completamente irregular e uma das rodas está no solo e a outra girando em falso.“O bloqueio anula a função do diferencial, que distribui igualmente o torque às rodas, aumentando o atrito daquela que está no chão”, diz Junior. Assim a força é repassada principalmente para a roda com aderência.
Já a função overdrive, presente em diversos carros automáticos, é um sobremarcha que vai manter o giro do motor em baixa e beneficiar o consumo de combustível na cidade, mas em terrenos difíceis não faz muito sentido. “A função pode ser desabilitada assim que você entrar no terreno off-road”. Isso porque, segundo Junior, às vezes ela atrapalha quando você está ganhando velocidade, mas ainda precisa de torque para ultrapassar o próximo obstáculo. “O câmbio entende que você precisa subir a marcha, mas, na verdade, você ainda precisa de força para sair de determinadas situações”.

Fonte: Auto Esporte

Artigos anteriores
CHEVROLET AMPLIA RECALL DA S10 FLEX POR RISCO DE INCÊNDIO
CHEVROLET AMPLIA RECALL DA S10 FLEX POR RISCO DE INCÊNDIO

05/03/15

Ao todo, chamado envolve 71.578 unidades dos modelos 2012, 2013, 2014 e 2015
Recall: Mercedes-Benz convoca C200 por falha em cinto de segurança
Recall: Mercedes-Benz convoca C200 por falha em cinto de segurança

18/02/15

Recall: Mercedes-Benz convoca C200 por falha em cinto de segurança
Saiba direitos e deveres na hora do recall
Saiba direitos e deveres na hora do recall

21/10/14

Só neste ano, cerca de 900 mil carros foram convocados por montadoras no País!!!